Marvão | Uma viagem no tempo

"A Mui nobre e sempre leal vila de Marvão" (assim denominada pela rainha D. Maria II) encontra-se em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, entre as vilas de Castelo de Vide e a cidade capital de distrito, Portalegre.

Considerada a vila mais alta do alentejo, Marvão encontra-se rodeada de muralhas do século XIII e do século XVII, que a protegem e envolvem o casario no seu centro. Erguida bem lá no alto, mostra-se a todos com as suas ruas sinuosas e estreitas, e casas caiadas de branco, bem ao jeito alentejano.

O castelo de Marvão, uma das fortalezas mais relevantes na história de Portugal, principalmente na conquista de Alcácer do Sal aos mouros, por D. Afonso Henriques em 1158. 


A extraordinária vista sobre a área que envolve Marvão torna-se inesquecível e inesgotável. Paisagens espantosas podem ver-se a partir da Torre de Menagem.


A forma ideal de visitar a vila de Marvão é percorrer a pé as suas ruas estreitas para descobrir recantos. Há que parar em cada esplanada, em cada trecho de muralha, para nos perdermos no horizonte e reviver uma história. A sua visita é uma autêntica viagem no tempo, com as suas paisagens encantadores dignas de um cenário de uma filme medieval. 

Obviamente, a vista a partir da torre mais alta é impressionante, mas percorrer as muralhas e apreciar dali um pôr-do-sol é memorável. E por último, pernoitar numa vila onde a vida é extremamente calma e serena deixa-nos mais extasiados. 






A nossa visita por Marvão foram de 2 dias, uma vez que incluía uma experiência inesquecível no Rail Bike Marvão, que convida a um passeio diferente e sem medos, através de uma linha férrea desativada, localizada entre as estações de Beirã (concelho de Marvão) e de Castelo de Vide.

Para mais detalhes consulte nosso artigo Rail Bike Marvão | Uma experiência inesquecível.





0 comentários