Trilho na Cidade da Calcedónia - Gerês

O Trilho na Cidade da Calcedónia é um percurso de âmbito paisagístico, com uma vertente histórica. Por uma paisagem tipicamente granítica com a grande Serra Amarela sempre presente de pano de fundo, conduz-nos, ao penedo da Calcedónia, muito conhecido pela fenda que o atravessa e que nos leva ao seu topo. Junto a este afloramento rochoso, abrigava-se um povoado fortificado da Idade do Ferro (daí a designação ‘Cidade da Calcedónia’).
















 

Caracterização do Percurso

Extensão: 7Km
Duração: 3 a 4 horas
Grau de dificuldade - Elevado
Localização - Covide
Ponto de partida/Chegada - Lugar do Calvário - Covide
Pontos de Interesse - Cruzeiro "Outeiro do Rei", Várzea de S.Eufemia, Vestigios da Fraga da Cidade, Poço Azul 
















 

Descrição do percurso

Como o percurso é circular, o inicio e termo são no mesmo local, ou seja no lugar do Calvário, freguesia de Covide, concelho de Terras de Bouro.

















O percurso está devidamente sinalizado e marcado de acordo com as normas. Existem marcações em placas de madeira e marcas nas rochas. Algumas passagens têm reforço da sinalização através de mariolas.













A partir desta sinalização demos início à caminhada que nos levou a um pequeno bosque que aos poucos deu lugar à uma paisagem montanhosa, onde predomina o granito.












Depois do vale, o trilho sobe até ao penedo da Calcedónia, onde nos esperava o grande desafio da caminhada: a passagem pela estreita fenda, no meio de imensos blocos graníticos.





























































Para além das vistas fantásticas ao longo do percurso, reparamos em inúmeras figuras geológicas moldadas ao longo de milhares de anos pelas chuvas e ventos. Algumas dessas figuras assumem uma forma quase humana, animais e outras formas curiosas. 

















Apesar de não estar incluída no percurso, a fenda da Calcedónia acaba por ser o maior ponto de interesse nesta actividade. Trata-se de dois blocos de morro granítico que no seu interior possui uma fenda estreita e muito alta, a partir da qual podemos aceder ao topo do rochedo.

Subir a fenda da Calcedónia é uma experiência única, mas exige preparação física e técnica na subida. Uma vez que fomos numa altura em que nos dias anteriores houve ocorrência de chuvas abundantes, a fenda estava muito húmida e  por consequente, escorregadia, o que dificultou a sua subida. Como a paisagem envolvente é extremamente cativante, leva-nos a querer repetir este percurso em dias com pouco humidade.






































A partir daqui, o percurso começa a descer de regresso ao ponto de partida, sempre acompanhados por uma paisagem tipicamente granítica com a grande Serra Amarela sempre presente de pano de fundo.


Recomendações Importantes
  • Escolher uma época em que a temperatura seja amena
  • Levar um casaco para passar pela fenda, uma vez que o seu interior corre uma corrente de ar.
  • Levar uma grande quantidade de água uma vez que durante o trilho não há acesso a água nem qualquer tipo de serviços de restauração. 
  • Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência  
  • Levar protetor solar e chapéu 
  • Tentar começar o trilho o mais cedo possível, pela fresca da manhã, principalmente no verão
  • Evitar fazer o trilho sozinho, uma vez que não ha rede e muito dificilmente passam por mais pessoas e não habitações por perto caso seja necessário pedir socorro.










0 comentários