Visitar Las Médulas | A Terra do Ouro

Las Médulas foi em tempos passados uma exploração romana de ouro a céu aberto e é hoje uma paisagem espetacular de formações avermelhadas e de bosques de castanheiros e carvalhos, no local que anteriormente foi ocupado pelo monte Medilianum.


Uma região tão mágica, tão perto da fronteira de Portugal, no Norte de Espanha, mais precisamente em Leon. Las Médulas está dividida em três partes. O trilho, o miradouro e a visita às grutas. 


 

Trilho de Las Valiñas 

Este trilho é circular com cerca de 4km, denomina-se como Senda de Las Valiñas e tem o seu início na aldeia de Las Médulas que tem também um painel informativo mesmo ao lado do ponto de turismo. É um trilho de fácil realização sem zonas acidentadas e vertiginosas o que permite ser realizado também com crianças.



Durante o trilho é possível apreciar a magnitude da galerias denominadas de “La Cuevona” e da “La Cueva” que foram no passado passagem para dentro da terra para retirar o ouro, agora estão protegidas e vedadas devido ao risco de desabamento. 



De resto, todo o percurso é um prazer para os olhos e para o olfato. Para além dos grandiosos picos de terra alaranjada, passamos pelo meio de bosques de castanheiros seculares, com enormes troncos de formas estranhas e retorcidas. 

Miradouro de Orellan

O miradouro tem uma vista panorâmica sobre Las Médulas e pode ser visitado em qualquer hora do dia, apesar de que na hora do pôr-do-sol é um espetáculo a não perder, pois as cores do sol potenciam a cor laranja. O acesso ao miradouro pode ser feito dentro do circuito do trilho ou podem ir lá de carro, a estrada de acesso é um pouco sinuosa mas bastante acessível.



Galerias de Las Médulas

A entrada para as galerias das minas romanas de Orellán está a cerca de 50 metros do miradouro de Orellán, numa pequena casinha de madeira no fundo de uma escada. Nelas, em cerca de 15 min (ida e volta), se percorrem os túneis escavados há milhares de anos nos rochedos da região para exploração do ouro. O percurso subterrâneo termina numa varanda com uma vista de cortar a respiração a alturas impressionantes.



Depois desta visitas ao miradouro e as galerias, seguimos o nosso trajeto de volta ao ponto de partida, quando chegamos à aldeia, partimos para o Lago Somido de carro.


Lago Somido

O lago Somido corresponde a um dos lados onde eram peneirados os sedimentos transportados pelos rios. Daqui temos uma vista panorâmica para Las Médulas.



Onde dormir?

O Hotel Rural Pescadores foi a nossa escolha para passar uma noite. Localizada em Sobrado, Leon, esta propriedade dispõe também de um restaurante, um salão partilhado e acesso Wi-Fi gratuito. Todos os quartos do hotel incluem um roupeiro, uma televisão de ecrã plano e uma casa de banho privativa. Opções de pequeno-almoço continental e buffet estão disponíveis diariamente no Hotel Rural Pescadores. 



0 comentários