Rota de Baloiços | Reviver a infância

Os baloiços fizeram parte da infância de todos nós e, independentemente do tempo que tenha passado, é sempre bom voltar a baloiçar e reviver outros tempos. Se o baloiço estiver no meio de uma paisagem deslumbrante, a experiência é ainda melhor. Seja no topo de uma serra ou numa praia fluvial, têm surgido baloiços um pouco por todo lado, isto porque de facto, são uma forma divertida de aproveitar a paisagem e dar a conhecer alguns tesouros escondidos de Portugal.
Baloiço do Sobreiro - Torre de Moncorvo


Baloiço do Castelo de Povoa de Lanhoso

O Baloiço do Castelo de Povoa de Lanhoso está implantado na freguesia de Póvoa de Lanhoso, no topo do Monte do Pilar.



Baloiço de Nossa Senhora da Luz

Este baloiço está situado no Parque do Divino Salvador junto a Igreja da Paróquia de Magrelos na freguesia de Bem Viver e tem um vista incrível para o rio Douro.


Baloiço do Ladário 

Localizado em Alpendurada, no concelho de Marco de Canaveses, este baloiço  tem como pano de fundo o rio Tâmega em forma de coração. Um cenário perfeito para contemplar o pôr de sol com nossa cara metade. 








Baloiço 440

Este é um baloiço dedicado aos apaixonados. Para além da vista, destaca-se pela frase cravada na madeira “O amor que nos une”. Fica em Fafe, junto à Capela de Santa Marinha em Freitas.


 

Baloiço da Boneca

O Baloiço da Boneca fica em Sebolido, no concelho de Penafiel, e tem uma vista fantástica para o rio Douro. 



Nota: Baloiço da Boneca foi retirado pela Junta de Freguesia de Sebolido em Dezembro de 2019 por questões de segurança relacionadas com o equipamento eólico da serra. Logo que o Baloiço da Boneca seja reinstalado iremos actualizar o artigo com a nova localização.


Baloiço São Gens

Fica no Monte de São Gens, em Santa Maria de Sardoura, no concelho de Castelo de Paiva e, assim como o Baloiço da Boneca, tem vista para o Douro.




Baloiço do Bestança

No meio do rio Bestança, em Cinfães, encontramos um baloiço para fotos perfeitas no meio da natureza. Em plena serra de Montemuro, o Rio Bestança, serpenteia ao longo do concelho de Cinfães, antes de desaguar no rio Douro. 


Baloiço do Sobreiro

No Miradouro do Talegre, em Castedo, está situado o Baloiço do Sobreiro. Daqui a panorâmica é incrível, sendo possível vislumbrar a formidável paisagem sobre o Vale da Vilariça e a beleza dos rios Sabor e Douro. 

Para mais detalhes consulte o nosso artigo sobre Rota de Miradouros | Sente Torre de Moncorvo.




 

Baloiço de S.Lourenço

baloiço de S. Lourenço, localizado na União de Freguesias Felgar e Souto Velha, está situado no santuário de São Lourenço. 

Para mais detalhes consulte o nosso artigo sobre Rota de Miradouros | Sente Torre de Moncorvo.



Rota de Baloiços de Ribeiradio

Ribeiradio é uma freguesia que pertence ao concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu. Esta freguesia criou uma rota de baloiços (3 baloiços) que foi construído
com o intuito de divulgar as excelentes paisagens naturais a quem lá for visitar. 

baloiço Terra e Mar foi construído num dos locais mais altos da freguesia com uma vista privilegiada sobre as belas montanhas e o Oceano Atlântico. 



O baloiço do Rio foi construído perto da barragem de Ribeiradio com uma vista soberba para o Rio Vouga.



O terceiro baloiço, "Serra", tal como o nome indica, está no alto da Serra, com uma vista sobre a freguesia de Ribeiradio, tendo como pano de fundo o Rio Vouga. Mas esse não tivemos oportunidade de fazer uma paragem. 


Baloiços na Serra de Lousã

Construídos pelo projeto Isto é Lousã, estes dois baloiços ficam a uma pequena distância um do outro. Um no Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã  a 1.200 metros de altitude, outro nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, nos Burgos. Num baloiça-se sobre as montanhas, no outro sobre a água.


Os baloiços têm essa mística especial, sabem a infância mas também podem ser um local romântico. Seja para subir o mais alto possível ou simplesmente para nos sentarmos calmamente, um baloiço é sempre uma boa ideia.


0 comentários