Lagos do Sabor em Trás-os-Montes

 “São 70 quilómetros desde a barragem do Baixo Sabor até à foz do Azibo, com grandes lagos, ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração”, afirma a Associação de Municípios do Baixo Sabor.


Como tal, a Associação de Municípios do Baixo Sabor criou um circuito automóvel Panorâmico dos Lagos do Sabor para dar a conhecer este imenso azul que engloba os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo no distrito de Bragança.  


O nosso roteiro pelos lagos do sabor foram de 3 dias pelos concelhos de Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé. Uma vez que nosso objectivo também era conhecer a rota de miradouros "Sente Terra de Moncorvo", não deu tempo para visitar os restantes miradouros do circuito, nomeadamente, em Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. Mas que irá ficar para uma próxima oportunidade. 


Roteiro pelos Lagos do Sabor:
  1. Praia fluvial da Foz do Sabor
  2. Miradouro de São Gregório
  3. Miradouro do Vale do Sabor
  4. Miradouro da Povoa 
  5. Miradouro de S. Lourenço
  6. Torre de Moncorvo
  7. Miradouro de "Batman"
  8. Miradouro de Santo Antão da Barca
  9. Onde dormir?

 

1. Praia fluvial da Foz do Sabor

Esta praia fica situada no concelho de Torre de Moncorvo onde o Rio Sabor se encontra com o Douro. É um local muito agradável possuindo um parque de merendas, relvado e várias árvores que proporcionam sombra. E ainda possui um local para a manobra de veículos de reboque e embarcações, um cais de desembarque e atracagem, incluindo outros serviços de apoio, como arrecadações, um bar e sanitários.



2. Miradouro de São Gregório

Daqui avista-se uma grande extensão do vale da Vilariça, a fragada da Lousa e para
sul, a foz do rio Sabor e rio Douro a circundar o Monte Meão. Perto deste local encontra-se o sítio arqueológico do Baldoeiro.



3. Miradouro do Vale do Sabor

Localizado na freguesia de Adeganha e Cardanha, deste miradouro pode vislumbrar-se uma magnifica paisagem sobre o vale do Sabor, sendo visível ao longe o Rio Sabor a desaguar no Douro, na Foz do Sabor. Destaca-se também uma vista sobre Torre de Moncorvo e sobre parte do vale da Vilariça.


4. Miradouro da Póvoa

Situado na Póvoa, freguesia de Adeganha e Cardanha, está localizado este miradouro cujas vistas se estendem pelo Lago de Cilhades, um dos quatro Lagos do Sabor criados com a construção da Barragem do Sabor. Daqui, pode observar-se um extenso manto de águas límpidas, as encostas do Sabor e a Capela de S. Lourenço.


5. Miradouro de S. Lourenço

Este miradouro está situado no santuário de São Lourenço, em Felgar. Daqui observamos o magnífico Lago de Cilhades, um dos quatro Lagos do Sabor criados com a construção da Barragem do Sabor. Este miradouro está incluido no projecto "Sente Torre de Moncorvo", cujo o ponto turístico deste miradouro é o Baloiço de S.Lourenço.  






 

6. Torre de Moncorvo

Como a maioria do circuito dos Lagos do Sabor passa por Torre de Moncorvo, aproveitamos para conhecer o projecto "Sente Torre de Moncorvo" criado pelo munícipio desse mesmo concelho. Consiste num rota de miradouros de onde se podem apreciar as singulares paisagens dos rios Douro e Sabor. Como tal, passamos dois dias a visitar essa zona, e onde pernoitamos.


🔎 Para mais detalhes consulte o artigo sobre a rota de miradouros | "Sente Torre de Moncorvo".



 

7. Miradouro de "Batman"

Este miradouro foi designado por nós como o miradouro de "Batman", dado a sua forma de morcego, supostamente estávamos à procura do miradouro em Picões, mais precisamente no concelho de Alfândega da Fé. Este miradouro cativou-nos de tal forma que só dava vontade de abrir os braços e voar em cada recanto dos lagos do Sabor. 


 

8. Santuário do Santo Antão da Barca

Este santuário situado na Parada, em Alfândega da Fé, é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo. No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que vão contribuir para potenciar turisticamente este lugar. 




Terminámos assim o terceiro dia em Alfândega da Fé, uma pequena vila transmontana famosa pela cultura da amêndoa. 


9. Onde dormir? 

Casa da Bila Moncorvo

A primeira noite do nosso roteiro pelos lagos do sabor ficamos a dormir na Casa da Bila Moncorvo. Basicamente consiste num apartamento que está bem localizado, numa zona sossegada, não havendo barulhos à noite, e fica a poucos minutos a pé do centro da Vila. O que foi sem dúvida uma experiência satisfatória visitar a vila de noite, e aproveitamos, para jantar no restaurante "O lagar" considerado um dos melhores daquela localidade.


Hotel&Spa Alfândega da Fé

Na segunda noite do nosso roteiro ficamos no Hotel & Spa Alfândega da Fé. Na tranquilidade da Serra de Bornes, eleva-se a 1100 metros de altitude, este hotel que é detentor de uma das mais deslumbrantes vistas da região transmontana. Um espaço nobre, acolhedor e majestoso, envolto pela esplêndida e multicolor paisagem transmontana.





Sugestões de outras roteiros pela zona envolvente:


0 comentários