Visitar Pitões de Júnias - Montalegre

Pitões das Júnias é uma aldeia situada no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no território concelho de Montalegre e “desfruta” do estatuto de uma das povoações mais altas de Portugal (altitude de 1100 metros).



O seu enquadramento paisagístico é extraordinário: uma aldeia isolada, rodeada por lameiros e como imagem fundo, as poderosas escarpas e morros graníticos do Gerês. 





Mosteiro de Pitões de Júnias e Cascata

O acesso a estes dois pontos faz-se a partir do cemitério de Pitões das Júnias, onde deixamos o carro aí ou então descer até à bifurcação e deixar o carro nesse largo. A partir da bifurcação podem optar por ir para o mosteiro (à esquerda) ou para a cascata (à direita).




Das ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias espera-o uma longa descida, primeiro por estradão e trilhos de terra batida, e posteriormente por passadiços, até ao miradouro da imponente Cascata de Pitões das Júnias.




Onde dormir?

Apesar do alojamento que escolhemos não ficar em Pitões de Júnias, o Nomad Planet apresenta vistas panorâmicas para o Parque Nacional da Peneda-Gerês e dispõe de acomodações tradicionais nómadas, os yurts, em Fiães do Rio. Ficamos acomodados em tendas ecológicas redondas com um fogão no centro e uma decoração pitoresca. As casas de banho são partilhadas. Há uma cozinha partilhada e uma área de salão, bem como comodidades para churrascos, e as refeições podem ser servidas no próprio yurt. A vila do Gerês está a 48 km, enquanto a Barragem de Paradela fica a menos de 5 minutos de carro.






















 

0 comentários