Visitar aldeia de Fafião

A aldeia de Fafião em Montalegre, está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva Mundial da Biosfera. Esta Aldeia é procurada pelos seus miradouros, lagoas de águas cristalinas, paisagem envolvente e pela tranqualidade que a rodeia.









O que visitar?


  • Miradouro do Rio Cávado

Ao chegar a Fafião, se vier pela Barragem de Salamonde, é brindado com um miradouro com uma vista soberba sobre o rio Cávado e sobre as montanhas verdejantes. Ao passar por ele de carro somos automaticamente obrigados a parar para admirar esta vista deslumbrante.









  • Miradouro de Fafião 

Com uma altitude de 800 metros, o Miradouro de Fafião tem uma vista panorâmica para a serra, dois rios, o fojo do Lobo e a aldeia de Fafião. Este miradouro fica no topo de um bloco gigantesco de granito, ligado a outro rochedo por uma pequena ponte de ferro. Está situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Fafião, uma aldeia histórica da freguesia de Cabril, em Montalegre.




O acesso até lá é fácil. Um pequeno trilho que parte junto ao Parque de Merendas de Fafião, no centro da aldeia, abre caminho até ao miradouro. 


Poço Verde

Perto do miradouro de Fafião está outro ponto de interesse, que é o Poço Verde, uma lagoa cristalina em tons esverdeados, situada num dos vales do rio Toco, e ideal para dar uns mergulhos longe das multidões.




A Única forma de chegar ao Poço Verde é a pé. Tem duas opções para chegar ao poço verde a partir do parque de merendas, que fica logo a seguir ao campo de futebol de Fafião.

 

Logo após o parque de merendas vai encontrar uma bifurcação. Tem opção de escolher  ambos os caminhos, tanto direita como a esquerda. Se seguir pelo caminho da direita, o percurso é ligeiramente mais longo mas tem um piso muito regular, pois segue sempre por estradão de terra batida. Seguindo sempre esse estradão, irá encontrar várias bifurcações e deve sempre seguir a da esquerda até que começa a avistar a ponte que atravessa o rio Fafião, significa que está bem perto do Poço Verde. 



A outra opção, após o parque de merendas, na primeira bifurcação se decidir seguir o caminho da esquerda, simplesmente percorre o caminho de terra até avistar o poço verde que fica do seu lado esquerdo. Este percurso é mais curto, em 15min chega lá, no entanto requer mais esforço físico, uma vez que chega a determinado ponto que caminha de pedra em pedra e bastante íngreme. 

Fojo do Lobo

O Fojo dos Lobos é sem dúvida um marco histórico de elevada importância existente na aldeia de Fafião. Considerado um dos mais preservados da Península Ibérica, o Fojo do lobo são as antigas armadilhas feitas de pedra que serviam para caçar lobos e proteger rebanhos. 




Poços de Fafião

As lagoas da Ponte Pigarreira mais conhecidas como Poços de Fafião, estão localizadas a 1,5 km da Aldeia, na estrada que liga Fafião à famosa Cascata Tahiti (Vilar da Veiga). Nós chegamos até aqui de carro e depois estacionamos nas imediações da Ponte Pigarreira – aconselhamos fazer o mesmo. 








0 comentários