Para quem gosta de caminhadas, vai adorar este trilho que começa na Ecovia do vez, apanha os Passadiços do Sistelo, e termina naquela aldeia tantas vezes chamada de "pequeno Tibete português".
Os Passadiços do Sistelo estão inseridos na Ecovia do Vez, que se desenvolve ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,7 kms, dividido em três troços, o que possibilita a realização de pequenos percursos:
PERCURSO TOTAL DA ECOVIA: Jolda S. Paio / Sistelo
Distância: 32,7Km
Duração: cerca de 6h20m
Dificuldade: média
ETAPA 1: Jolda S. Paio – Arcos de Valdevez
Distância: 12,2Km
Duração: cerca de 2h30m
Coordenadas: Jolda S. Paio 8° 30’ 13,374” W 41° 47’ 30,889” N
ETAPA 2: Arcos de Valdevez – Vilela
Distância: 9,8Km
Duração: cerca de 1h50m
Coordenadas: Arcos de Valdevez 8° 24’ 58,258” W 41° 50’ 48,103” N
ETAPA 3: Vilela – Sistelo
Distância: 10,2Km
Duração: cerca de 2h30m
Coordenadas: Vilela 8° 26’ 27,387” W 41° 55’ 10,7
Nós começamos a meio da 2ºetapa, mais precisamente na Foz do rio Vez, que pertence a Arcos de Valdavez, e vai até à ponte medieval de Vilela e termina na aldeia de Sistelo. Optamos por realizar o percurso ida e volta, num total de um pouco mais de 17kms.
Todo o trilho está muito bem sinalizado e é muito acessível, o percurso compreende troços de terra batida, passadiços e uma pequena incursão por estrada. Pelo caminho vai cruzar bosques e pontes medievais, ver ermidas, capelas e espigueiros e soberbas paisagens naturais. E a vida selvagem está bem presente em cada canto do percurso, desde vacas, bois, cavalos, sapos, cobras e muitos mais.
O percurso pode ser iniciado na Ponte Medieval de Vilela, por opção foi o nosso ponto de paragem para almoçar a nossa merenda.
A ecovia do Vez está inserida num cenário privilegiado, numa imensidão de verde que acompanha o curso do rio Vez. O canto das aves e o sussurro da água são uma constante ao longo de todo o percurso, onde podemos observar várias cascatas e lagoas a convidarem a uns bons mergulhos nas límpidas águas do rio Vez.
Ultima etapa rumo a aldeia do Sistelo. Esta aldeia tem vivido dias agitados desde que foi eleita uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio vez, ergue-se uma magnifica paisagem verde em socalcos que lhe valeu a alcunha de "o pequeno Tibete Português".
Ao passear pelas ruas encontramos o casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros, e espigueiros. Mas o ex-libris da aldeia é mesmo o Castelo, que na verdade é um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo.
Para uma vista panorâmica, subimos ao miradouro do Chã da Armada para admirar a paisagem de socalcos e montanha.
Após a visita a aldeia de Sistelo, regressamos ao ponto de partida. Assim tivemos oportunidade de reviver o percurso com mesma intensidade emocional. Mas o que impressiona com toda a certeza é o verde da paisagem, as pequenas cascatas, a água pura, os bois e as vacas à solta, e sobretudo aquelas pequenas surpresas que encontramos pelo caminho que ficam na memória.
0 comentários