Vale do Tua: o que visitar?

O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) integra os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Mirandela e Vila Flor. "Tem paisagens deslumbrantes; um património único; gastronomia e vinhos, capazes de agradar aos mais esquisitos paladares; percursos pedestres para descobrir e miradouros para deixar o olhar viajar; tem espaços museológicos e centros interpretativos que lhe contam histórias e o convidam a explorar o território que, na sua essência, tem gente afável e hospitaleira, sempre pronta a partilhar este grande amor pelo Tua” assim argumenta o PNRVT.

Miradouro do Ujo
Miradouro do Ujo

Após a nossa visita ao coração do Douro - São João da Pesqueira, embarcamos rumo ao Vale do Tua. Nosso roteiro pelo Vale do Tua estende-se desde a Carrazeda de Ansiães até ao Alijó. 

Estação Ferróviaria do Tua
Estação Ferroviária do Tua

O que visitar?

  • Castelo de Carrazeda de Ansiães

Este castelo tinha uma posição estratégica na região transmontana e conta com mais de 5000 anos de história. É monumento nacional e uma jóia de Trás-os-Monte. o castelo medieval  é constituído por uma estrutura de muralhas reforçadas com cinco torres, e neste perímetro existe a Igreja de São Salvador de Ansiães, que deverá ter sido construída no século XIII, e é considerada como uma jóia, da arquitectura medieval portuguesa.



 



  • Miradouro de S.Lourenço

Localizado na estrada municipal que liga Pombal de Ansiães ao lugar de S.Lourenço, este miradouro, um projecto da autoria do escultor Paulo Moura, possui uma vista privilegiada sobre o vale do Tua convidando o observador a entrar na silhueta de São Lourenço para usufruir da magnífica paisagem envolvente. 


A vista é diversificada e marcada pelo recorte das montanhas com vinhas, sobreiros, oliveiras e o rio sinuoso que brilha lá no fundo. 



  • Miradouro Olhos do Tua

No limite nordeste da aldeia do Castanheiro do Norte proporciona uma excelente vista panorâmica sobre um amplo troço do vale do rio Tua. A estrutura do miradouro, projetada pelo escultor Paulo Moura, representa a quilha de um barco numa alusão à recente navegabilidade deste curso fluvial.




  • Estação Ferroviária do Tua / CIVT

Estação Ferroviária do Tua é uma interface da linha do Douro, situada no concelho de Carrazeda de Ansiães. Daqui embarcamos numa virtual pelas memórias da centenária linha e do vale do Tua proporcionada pelo Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT). 

Para completar esta visita, ainda tiramos uma fotos engraçadas nas carruagens desactivadas que criam um cenário com alguma mística.



  • Miradouro do Ujo

No concelho de Alijó, o Miradouro do Ujo, situa-se a entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres, numa imponente infraestrutura que permite ao visitante observar em pleno um extenso troço deste vale e da atual albufeira.






Sugestões de outros roteiros na zona envolvente:

0 comentários