Cidade localizada na região do Alto Douro, e do seu afluente Côa, Vila Nova de Foz Côa engloba dois locais Património Mundial da Unesco. A paisagem do Douro e as gravuras rupestres.
Castelo de Numão |
Região maioritariamente agrícola, é também conhecida como a “Capital da Amendoeira, devido à grande densidade desta árvore no concelho, permitindo paisagens sem igual quando estas amendoeiras florescem e vestem os campos de branco e rosa, normalmente na segunda semana de Fevereiro prosseguindo até aos primeiros dias de março. Com tal, foi exactamente nessa altura que visitamos Vila Nova de foz Côa com intuito de ver os campos repletos de amendoeiras em flor.
O que visitar?
Castelo e Muralha de Numão
O Castelo de Numão localiza-se na freguesia e vila de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda. O seu acesso faz-se por um carreiro, a partir da povoação de Numão.
As muralhas estão em cima de um morro de pedra na Serra da Lapa a quase 700 metros de altitude. Dos seus muros avista-se para leste, do vale da Ribeira de Teja até São João da Pesqueira, e os castelos de Ansiães, Castelo Melhor, Castelo Rodrigo, Ranhados e Penedono.
Ruinas do prazo
As Ruínas do Prazo são conhecidas como o Machu Picchu Português. Situadas em Freixo de Numão, num recanto inesperado, encontra-se uma paisagem de cortar a respiração. Trata-se de um dos mais interessantes e bem preservados locais com vestígios de uma antiga vila romana.
Museu do Côa
O museu do Côa proporciona ao visitante uma viagem no tempo, até à alvorada do desenvolvimento da Humanidade. Associa-se a uma criteriosa exposição de objectos encontrados e são usadas imagens das gravuras e dos sítios arqueológicos do Vale do Côa, num ambiente criado para novos suportes e leituras. Para além disso, o museu apresenta uma vista espectacular para o rio Douro.
Sugestão de passeios em zonas envolventes:
0 comentários