Costa Vicentina | Visitar a faixa litoral do Algarve

O Algarve não é só a costa sul de Portugal. Designada por Costa Vicentina, a faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau é um Algarve diferente, onde a natureza preservada tem um carácter forte e selvagem, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante.


Nosso roteiro para explorar o Algarve pela costa Vicentina, começou em Aljezur, e estendeu-se até Sagres, com objectivo de assistir ao pôr-de-sol na Fortaleza do Cabo de S.Vicente. Ao longo do percurso observamos paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que alberga das melhores praias de Portugal e um património geológico, faunístico e florístico de elevado valor científico.



 

Roteiro de 1 dia pela Costa Vicentina
      1. Castelo de Aljezur
      2. Praia da Amoreira
      3. Ponta da Atalaia
      4. Praia da Arrifana
      5. Fortaleza da Atalaia
      6. Praia de Vale Figueira
      7. Praia da Bordeira
      8. Ponto de Carrapateira
      9. Fortaleza do Beliche
      10. Loja de Artesanato de Mó
      11. Fortaleza do Cabo de S.Vicente

1. Castelo de Aljezur

O Castelo de Aljezur foi construído pelos árabes no século X e conquistado aos mouros, no século XIII. Atualmente, está em mau estado de conservação, mas ainda mantém as suas muralhas do século XIV e duas torres.


Das muralhas do castelo há uma vista privilegiada sobre o horizonte, de onde avista o casario branco da vila de Aljezur, os férteis campos da várzea (onde é produzida a famosa batata doce de Aljezur, classificada produto de Indicação Geográfica Protegida) e a Serra de Monchique.




2. Praia da Amoreira

A Praia da Amoreira é onde a Ribeira de Aljezur desagua no Oceano Atlântico. No meio de uma paisagem tranquila, podemos usufruir quer de uma praia de mar, de águas mais frias e batidas de ondas, quer de uma praia fluvial (tipo lagoa), de água mais quentes e calmas.






3. Ponta da Atalaia

Na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios de um Ribat muçulmano, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico. Daqui temos uma vista panorâmica para as arribas da costa vicentina, que algumas delas estão ocupadas pelos pescadores.


4. Praia da Arrifana

Situada numa baía rodeada por arribas altas em que o casario se dispõe harmoniosamente quase até ao mar, a Praia da Arrifana é uma excelente visão de equilíbrio entre a ocupação humana e a natureza, de que se poderá ter uma das melhores perspectivas a partir das ruínas da Fortaleza de Arrifana.




5. Fortaleza da Arrifana

A partir da Fortaleza da Arrifana, que hoje está em ruínas, podemos desfrutar de uma maravilhosa vista panorâmica. Nas proximidades, mais precisamente numa estrada como quem desce para o Portinho de Pesca da Arrifana, encontra-se uma penedo que serve de miradouro para a praia da Arrifana. Vale a pena a paragem.


 

6. Praia de Vale Figueira

Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por troços de estrada de alcatrão e de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro.



7. Praia da Bordeira | Carrapateira

Muito próxima da aldeia da Carrapateira, a partir da qual existe um acesso por estrada alcatroada, a belíssima Praia da Bordeira possui um areal muito espaçoso que na maré baixa aumenta consideravelmente de tamanho, tornando-se um dos maiores do Algarve. Aqui desagua uma ribeira que por vezes forma uma lagoa, apreciada pelas crianças.


Para além disso, próximo da praia pudemos caminhar sobre passadiços de madeira à medida que contemplamos as paisagens deslumbrantes e pitorescas da costa vicentina.




8. Pontal da Carrapateira

Este percurso circular com partida da aldeia da Carrapateira permite contemplar e explorar de perto a relação tão próxima das gentes desta terra com o mar. Ao longo do percurso encontra vários miradouros com vistas soberbas sobre as escarpas e os areais da Bordeira e do Amado e ainda as ruínas de um antigo povoado islâmico sazonal de pescadores.



9. Fortaleza do Beliche

O “Forte de Santo António de Beliche”, também referido apenas como “Fortaleza de Belixe”, localiza-se no cabo de São Vicente, em posição dominante sobre a praia de Belixe Velho, na freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo. 


 

10. Loja de Artesanato a Mó

Já tínhamos visto pelo pinterest muitas imagens desta loja e tínhamos imensa vontade de visitar. Como a loja já estava fechada, aproveitamos para tirar uma fotografia do lado de fora da loja, simplesmente adoramos a disposição da loiça pregada na parede. Esta loja fica no caminho para o Cabo de São Vicente, é super grande, e a loiça pendurada na parede vê-se ao longe.



 

11. Fortaleza do Cabo de S.Vicente

Este foi o local que escolhemos para terminar o dia a contemplar o pôr-do-sol, esta fortaleza situa-se no cabo de São Vicente em Sagres. Sendo um dos faróis mais poderosos da Europa e uma das rotas marítimas mais agitadas do mundo. O Cabo de São Vicente é uma das paragens obrigatórias, além de ser o ponto de partida e de chegada de alguns dos passeios a pé e de bicicleta no Algarve e na Rota Vicentina.














0 comentários