Cascatas do Gerês | Quais visitar?

A maior parte dos turistas visita o Gerês por causa das suas cascatas e lagoas. As cascatas do Gerês proporcionam momentos únicos de comunhão com a natureza envolvente e, em muitas delas, é possível desfrutar de um banho refrescante.  

Qualquer altura é boa para visitar as cascatas do Gerês, embora a maioria das pessoas usufruem na época de verão para se refrescarem nestas águas límpidas e transparentes. Na nossa opinião, preferimos a altura do outono e inverno, quando as cascatas estão repletas de água e criam um cenário de sonho. 


Rota pelas cascatas do Gerês

  1. Cascata das lagoas de Travanca
  2. Cascata da Portela do Homem
  3. Cascata de Leonte
  4. Cascata do Arado
  5. Poço azul
  6. Cascata da Rajada
  7. Cascata de Tahiti
  8. Poço Verde de Fafião
  9. Cascata de Pincães
  10. Cascata da Ponte da Misarela
  11. Cascatas das 7 Lagoas
  12. Cascata Cela Cavalos
  13. Cascata de Pitões de Júnias


1. Cascatas das lagoas de Travanca

As Lagoas de Travanca, estão localizadas um pouco acima da Porta do Mezio, em Arcos de Valdavez. Tal como maioria das lagoas que já visitamos, são perfeitas para refrescar em dias de muito calor. O que nos chamou atenção é que o facto de haver uma corda colocada na parte mais perigosa de acesso às lagoas, a jusante. E recentemente foi construído um passadiço de poucos metros para caminhar e apreciar a paisagem envolvente.



2. Cascata da Portela do Homem

Para quem desconhece, Portela do Homem é o nome de um passo de montanha sobre a fronteira entre Portugal e Espanha. A cascata encontra-se no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à Portela, e são as águas do rio Homem que descem pelas rochas e formam esta paisagem maravilhosa. 

























 
3. Cascata de Leonte

Cascata de Leonte forma-se com o despenhar das águas do ribeiro da Taleira, do alto de uma penedia de rocha granítica a 19 metros, no leito do Rio Gerês.  Para chegar à Cascata de Leonte, basta ir em direção a Portela do Homem, como quem vem das termas, e ela fica situado na berma da estrada.






 

4. Cascata do Arado

A Cascata do Arado é uma das mais visitadas, não só por ser de fácil acesso, mas também por se situar a uma altitude de 900 metros com uma sucessão de cascatas de águas cristalinas que encaram em perfeita sintonia a dura rocha criando um lago límpido. Esta cascata está localizada no Rio Arado, perto da aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro. Para aceder pode-se deixar o carro perto do miradouro das rocas ou passar pelo caminho de terra batida até chegar a ponte do rio Arado. Para o acesso ao miradouro da cascata tem que subir uma escadaria que se situa logo a seguir a ponte.



Para os mais aventureiros, acima da cascata do Arado tem esta lindissima lagoa transparente e límpida. Mas não é aconselhável ir até lá a partir da cascata do Arado, uma vez que é extremamente inseguro.

Da Cascata do Arado avista-se a Ponte do rio Arado que é considerada, por muitos , a mais bonita do Gerês. 




5. Poço Azul

O Poço Azul é uma das pérolas do Gerês. Ao chegar lá é uma maravilhosa sensação de paz e silêncio, só o som da água a correr naquela límpida lagoa azul cristalino com uma transparência ímpar mas de considerável profundidade. Só através de trilhos é que se chega lá e são aproximadamente 8 km para cada lado. Na verdade, nem todos os que o procuram, encontram. 

🔎 Para mais detalhes consulte o nosso artigo sobre trilho até ao Poço Azul.


6. Cascata da Rajada

cascata da Rajada é uma das várias quedas de águas presentes ao longo do curso do rio Arado nas proximidades da aldeia da Ermida. Desde o Miradouro da Ermida, é necessário atravessar a aldeia e percorrer 2km em estradão de terra batida até encontrar a cascata. Pelo caminho é ainda possível fazer um desvio de 500 m até ao Miradouro da Vela.














 

7. Cascata do Tahiti

São conhecidas como Cascatas do Tahiti mas a sua designação correcta é Fecha das Barjas, estão localizadas nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga em Terras de Bouro. Em dias de muito calor, a lagoa proporciona condições para uns belos mergulhos e banhos de sol pois existe bastante espaço para estender uma toalha e apreciar o cenário maravilhoso. 

8. Poço Verde

Perto do miradouro de Fafião está outro ponto de interesse, que é o Poço Verde, uma lagoa cristalina em tons esverdeados, situada num dos vales do rio Toco, e ideal para dar uns mergulhos longe das multidões.

Para Mais detalhes consulta o artigo sobre a ida ao Poço Verde.



9. Cascata de Pincães

Localizada na aldeia de Pincães, esta linda cascata alimenta uma pequena lagoa onde é possível tomar um banho refrescante no meio da natureza. Para lá chegar só mesmo a pé, sendo necessário fazer uma caminhada de cerca de 4km (ida e volta) até lá chegar.











 

10. Cascata da Ponte da Misarela

A ponte da Misarela situa-se sobre o cristalino rio Rabagão, perto da barragem da Venda Nova, mais precisamente no lugar da Misarela, freguesia de Ferral, no concelho de montalegre. Esta ponte está acompanhada por uma deslumbrante cascata, embora não ser possível ir a banhos, cativa de igual a forma pela beleza como ela flui. 



11. Cascatas das 7 Lagoas

As 7 Lagoas são mais uma pérola do Gerês, situada na aldeia transmontana de Xertelo, apresenta um conjunto de 7 lagoas formadas por rochas, ligadas entre si por pequenas quedas de água.

Para lá chegar, é necessário percorrer um trilho, de pelo menos 6km (para cada lado), que começa na aldeia de Xertelo. No entanto, pode ir de carro até um determinado ponto, mas não aconselhamos uma vez que o caminho é todo de terra batida e irregular.



 

12. Cascata Cela Cavalos

Esta cascata encontra-se escondida entre as aldeias da Lapeia e Cela, que pertencem ao concelho de Montalegre. Para lá chegar, requer fazer um percurso a pé em terra batida. Nós deixamos o carro na capela de Santa Luzia em Cela, e descemos a estrada com aproximadamente 1,5km até á cascata.


Se subir por um caminho à direita, vai chegar ao cimo da cascata Cela Cavalos, onde vai ser presenteado com uma lindíssima lagoa.

 

13. Miradouro da Cascata de Pitões de Júnias

Este miradouro está situado na aldeia de Pitões de Júnias. Basicamente para lá chegar é necessário percorrer um trilho até aos passadiços que dá acesso ao miradouro da cascata.

Para mais detalhes sobre o trilho até ao miradouro consulta o nosso artigo: Visitar Pitões de Júnias.






 

Sugestões de outros artigos sobre Gerês:

0 comentários