Caminito del Rey | Málaga

O desfiladeiro dos Gaitanes, em El Chorro, a norte de Málaga (Espanha), há um percurso de cerca de oito quilómetros pelos incríveis e enormes desfiladeiros entre as montanhas. Chama-se El Caminito del Rey e, antes de sofrer grandes remodelações em 2015, era considerado o trilho mais perigoso do mundo.


Atualmente, é um caminho muito mais seguro, com novas infraestruturas e passadiços recuperados. Abre ao público por temporadas e recebe pessoas de todo o mundo. Por isso mesmo, as bilheteiras diárias tendem a esgotar em menos de 24 horas.  


Caracterização do percurso

Partida: Acesso norte de Ardales 

Chegada: Acesso sul de Álora

Tipo de percurso: Linear

Extensão: 8 kms (3kms passadiço e 5 kms em trilho)

Tempo: 3 a 4h

Grau de dificuldade: Médio (Não convém ter vertigens)


Dicas gerais

  • O bilhete deve ser reservado com 2/3 meses de antecedência no site oficial e apresenta-lo na entrada juntamente com o cartão de cidadão/BI.
  • No final do percurso, em cada 30min, há autocarros que nos traz de volta ao ponto de partida. Custa 1,50 euros e demora cerca de 20min.
  • Chegar 30min antes da hora marcado para proceder ao controlo de bilhetes e receber recomendações gerais do percurso.


Descrição do percurso

Para chegar ao início oficial do Caminito del Rey, onde são controlados os bilhetes e fornecidos os capacetes de uso obrigatório, é preciso percorrer 1,5km por um trilho agradável e sem dificuldade. 

Primeiro, atravessamos um pequeno túnel junto à estrada principal, depois caminhamos ao longo de um trilho de terra batida que atravessa um bosque junto à albufeira do Gaitanes. 


A informação oficial recomenda que chegue a este ponto pelo menos com meia hora de antecedência em relação à hora marcada no bilhete, para terem tempo de “organizar os grupos”. 

Depois do controlo de bilhetes e receber o capacete de protecção, iniciamos o percurso num passadiço de madeira e ferro, atravessando a garganta de Gaitanes, com até 300 metros de altura. 



Depois de passar o passadiço, o percurso passa a ser de terra batida, onde passamos pelo Vale do Buraco. De repente estamos no meio de uma floresta, rodeados por árvores e montanhas. Simplesmente, um autêntico bosque encantado como em conto de fadas.


A uma determinada altura do percurso começamos a avistar, de longe, o desfiladeiro de Gaitanes. 




Aqui começa o verdade Caminito del Rey. Neste percurso o novo passadiço de madeira e ferro foi construído sobre o antigo passadiço de pedra. E está suspenso a cerca 300 metros de altura do rio. As paisagens são fantásticas e de cortar a respiração. 


Ao virar de uma esquina começamos a avistar a ponte pênsil. Antes disso, ainda passamos por um troço de caminho afunilado com uma vista espetacular. E ainda tivemos a oportunidade de observar um fóssil preservado nas paredes do desfiladeiro. 



Atravessar a ponte que liga as duas paredes do desfiladeiro é um dos pontos altos,  onde apenas é permitido passar 4 pessoas de cada vez. 


O último troço de passadiço de madeira adere as frentes da garganta e a albufeira do Tajo de la Encantada.  O caminito del Rey começa a descer em direcção ao solo. Terminando assim o percurso oficial. 



Depois disso, ainda tivemos que percorrer cerca de 2km por um caminho de terra batida até chegar a El chorro, onde apanhamos um autocarro que nos trás de volta para o ponto de partida do percurso pedestre. 










 

Recomendações gerais

  • Não é permitido o uso de bastão de selfie, chinelos, guarda-chuvas, stick de caminhada.

  • Levar água, comida e protector solar.

  • Levar uma água uma vez que durante o trilho não há acesso a água nem qualquer tipo de serviços de restauração, apenas na chegada de um dos locais. 

  • Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência.

  • Levar protetor solar e chapéu.



0 comentários