O Parque Natural do Douro Internacional abrange parte dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, no troço fronteiriço do Rio Douro (numa extensão de cerca de 122 km). O Parque possui grande diversidade litológica, composta por formações de granito e xisto, que originam afloramentos rochosos de considerável interesse geomorfológico. São frequentes enormes penhascos quartzíticos pendendo sobre as linhas de água, formando miradouros naturais de grande valor paisagístico.
O nosso roteiro de dois dias pelo Parque Natural Douro Internacional incluiu essencialmente miradouros, mas também aproveitamos para conhecer mais ao pormenor a cidade de Miranda do Douro.
Roteiro pelo Douro Internacional
- Miradouro de São João das Arribas
- Miranda do Douro
- Miradouro da cidade de Miranda do Douro
- Cruzeiro ambiental pelo Douro Internacional
- Miradouro da Freixiosa
- Miradouro da Fraga do Puio
- Barragem de Picote
- Miradouro de Cais de Sendim
- Miradouro da Cruzinha
- Miradouro da Carrascalinho
- Miradouro do Colado
- Miradouro de Penedo Durão
- Onde comer?
- Onde dormir?
1. Miradouro S. João das Arribas
Local de extraordinária beleza que permite ter uma visão sobre o rio Douro absolutamente única. Na envolvente encontra-se também o castro e a pequena Capela devota a São João. Enquanto apreciamos a vista fizemos um lanche no Parque de Merendas aqui existente.
Localização: Lugar de Aldeia Nova, caminho vicinal S. João das Arribas
Coordenadas: 41.539600,-6.222270
2. Miranda do Douro
Miranda do Douro faz parte da chamada Terra Fria Transmontana, um território no nordeste de Trás-os-Montes composto pelos concelhos raianos de Bragança, Mogadouro, Vinhais, Vimioso e Miranda do Douro. Situada numa região montanhosa e árida, mas com lindas paisagens e envolta pelo Parque Natural do Douro Internacional. Miranda do Douro tem um rico património natural, social e edificado, como são exemplo as suas bonitas casas antigas, o seu monumento mais imponente: a Sé (hoje Igreja de Santa Maria Maior) do século XVI, entre outros tantos pontos de interesse.
3. Miradouro da cidade de Miranda do Douro
Bem no centro da cidade de Miranda do Douro, e com a Sé Catedral a trás de si, há um miradouro para contemplar o percurso do Douro internacional. Do outro lado do rio é Espanha.
Daqui consegue-se ver o famoso “2” esculpido pela natureza na arriba em frente, no meio de líquenes e musgo. Diz a tradição que quem conseguir descobrir o “2” irá casar com uma pessoa da região! Fica pois aqui o desafio: descobrir o número no meio da arriba.
4. Cruzeiro Ambiental no Douro Internacional
Circular num barco transparente no Rio Douro entre as margens de Portugal e Espanha é um dos passeios que não deve perder. As paisagens são deslumbrantes, com montanhas escarpadas, que se chamam arribas, algumas com mais de 200 metros. E se pensa que é um simples passeio de barco, engana-se, metade da viagem é acompanhada por um guia que fala sobre a fauna e animais que por ali vivem.
Ao longNo Parque Natural do Douro Internacional encontram-se espécies raras e em vias de extinção como a cegonha preta, o grifo, a águia-real, a águia de bonneli, o milhafre-real e o abutre do Egito.
5. Miradouro da Freixiosa
Situado na aldeia da Freixiosa, Miradouro da Freixiosa, do qual pode ser observado o vale encaixado e escarpado do Douro, observando-se vários afloramentos rochosos de granito que brotam do rio.
6. Miradouro da Fraga do Puio
No fundo da aldeia de Picote, há indicação que nos leva ao miradouro da Fraga do Puio, de onde se desfruta uma excecional vista sobre dois troços profundos do Douro. Com a mão de obra do Homem, destaca-se uma plataforma em vidro, suspensa a uns bons metros de altitude, que lhe confere profundidade e transparência e permite ao utilizador uma visão ainda mais próxima do rio.
7. Barragem do Picote
Depois de atravessar Picote, uma vila criada para o pessoal que trabalhou na construção da barragem, deixe à direita uma estrada que leva a um miradouro. A barragem, apoiada nas vertentes graníticas do Douro, com um muro de contenção de 100 m de altura e 139 m de comprimento, é de tipo abóbada.
8. Miradouro do Cais de Sendim
Situado no caminho das vinhas em direção ao cais fluvial, no Rio Douro, podemos contemplar a maior capa mirandesa de zimbros de Portugal, além de ver as magníficas arribas podemos caminhar junto ao rio e sentir o perfume genuíno da vegetação única do Parque Natural do Douro Internacional.
9. Miradouro da Cruzinha
Localizado a poucos metros da aldeia de Lagoaça, o miradouro da Cruzinha, dispõe de um parque de merendas. Para conseguir ver o Douro é necessário descer um bocado o trilho de terra batida que começa em frente à cruz de granito. Alguns metros mais abaixo, já consegue contemplar o Douro Internacional e o seu vale magnífico.
Coordenadas: 41°11’27.9″N 6°42’50.7″W | 41.191073, -6.714091
10. Miradouro do Carrascalinho
Este miradouro, situado em Fornos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, oferece vistas sobre um local de extrema beleza natural, onde a acção da mão do homem é mínima. Por entre as montanhas verdejantes, poderá vislumbrar o rio Douro.
Coordenadas: 41.169100,-6.731910
É frequente vislumbrar deste miradouro a silhueta altiva da Águia – real, o maior predador alado de toda a Europa, o que aqui se torna possível pela abundância e inacessibilidade dos afloramentos rochosos das arribas do Douro que conferem a esta espécie a proteção e tranquilidade necessárias durante o período de nidificação.
11. Miradouro do Colado
O Miradouro situa-se na estrada panorâmica que desce em direcção à aldeia de Mazouco, concelho de Freixo de Espada à Cinta, e daqui tem-se um panorama espectacular onde o rio Douro é actor principal, num palco serrano de grande beleza, de vertentes xistosas.
12. Miradouro Penedo Durão
Situado a cerca de 2km da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, o Miradouro de Penedo Durão situa-se na margem direita do rio Douro, num local abençoado pela natureza, de onde se tem um panorama maravilhoso. Sobranceiro à barragem espanhola de Saucelle e à foz do rio Espanhol Huebra, este miradouro está equipado com um varandim e escadaria de acesso em pedra, daqui se avistando a espectacular paisagem do rio Douro que vai recortando as xistosas serras que o rodeiam, permitindo panoramas ímpares.
Coordenadas: 41.046900,-6.819090
13. Onde comer?
Como ficamos alojados em Miranda do Douro aproveitamos para comer o prato tradicional da região, a posta à Mirandesa. O restaurante "O Mirandês II" está localizado na entrada norte da cidade de Miranda do Douro do nordeste transmontano, uma zona tranquila com facilidade de estacionamento.
14. Onde dormir?
Com vista para o Rio Douro, o Flor Do Douro apresenta quartos espaçosos com vista para uma movimentada rua comercial. Os quartos do Flor Do Douro estão equipados com uma televisão e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo. O Flor serve um pequeno-almoço diário confeccionado com produtos locais frescos na sua sala de jantar. Este hotel fica apenas a 200 metros do centro histórico de Miranda do Douro.
0 comentários