Lagos | Visitar o Algarve

Em Lagos tudo parece convidar à praia e aos prazeres simples. Mas também há uma história de navegadores e piratas, resultado de uma cumplicidade com o mar que persiste nas traineiras coloridas que trazem o peixe para a lota, ou na Marina onde balouçam iates de todo o Mundo.






 

O que visitar?
  1. Percorrer as ruas de Lagos
  2. Praia dos Estudantes
  3. Praia do Pinhão
  4. Praia da Dona Ana
  5. Praia do Camilo
  6. Ponta da Piedade
  7. Passadiços da Ponta da Piedade


1. Percorrer as ruas de Lagos

O cento de Lagos é bem charmoso, cheio de prédios históricos, lojas e restaurantes. A dica é andar sem pressa e descobrir os seus recantos.









Embora erguidos sobre construções anteriores, são desta época alguns dos principais monumentos, como o Castelo dos Governadores. Ou as Muralhas da cidade e o Forte da Ponta da Bandeira que a protegiam dos invasores, sobretudo dos corsários, e que hoje em dia oferecem belos panoramas sobre o casario e o mar.





Da longa Avenida dos Descobrimentos apreciamos o perfil da cidade e a Marina cheia de vida e animação. Esta via conduz-nos ao mar e às praias, que são das mais bonitas do Algarve. Para leste fica a Meia Praia, um longo areal com cerca de cinco quilómetros que termina na Ria do Alvor. Para o outro lado sucedem-se areais mais pequenos banhados por águas transparentes, a que os rochedos esculpidos pela erosão acrescentam uma beleza deslumbrante. São assim as praias da Batata, Pinhão, Dona Ana e Camilo, com acesso a partir do centro da cidade.

 

2. Praia dos Estudantes

A Praia dos Estudantes oferece um pequeno areal protegido por formações rochosas que se estendem até ao mar, proporcionando banhos tranquilos. 

Esta praia de Lagos está delimitada por penhascos, onde dois túneis foram escavados; um deles, a Ocidente, dá acesso a uma pequena praia com vista para uma bela passagem em arco, construída pelo homem para unir um dos penhascos com a terra; enquanto o outro túnel liga esta praia com Praia do Pinhão.

Praia do Pinhão










O acesso da praia dos estudantes é feito por uma enorme escadaria que conduz a um areal diminuto e que fica submerso quando a maré enche.
Escadaria

    
3. Praia do Pinhão


Esta praia pode ser alcançada através dum trilho pedonal que parte da Praia D. Ana e que percorre o topo da arriba. O areal é pequeno e encaixado entre arribas altas, talhadas em rochas carbonatadas de cores quentes e intensas. Um enorme arco natural surge a nascente da praia, do outro lado foi construído um miradouro com uma escadaria que desce até mar, permitindo mergulhar na água salgada sem passar pela areia. 




4. Praia de Dona Ana

Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas. Abrigado entre falésias, o areal da Praia de Dona Ana banhado por um mar de águas límpidas e tranquilas é uma das imagens mais divulgadas das praias do Algarve. 







5. Praia do Camilo

Aconchegada entre falésias recortadas, a Praia do Camilo possui um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Antes de iniciar a descida aprecie a paisagem que é deslumbrante.



6. Ponta da Piedade

Ponta da Piedade é simplesmente um dos cenários mais extraordinários do Algarve. Rochas esculpidas pelo vento e pelas marés durante milhares de anos formam grutas e túneis num local incrivelmente bonito. Naquele canto de Lagos, o mar é incrivelmente transparente, o que, juntamente com as falésias salpicadas de verrugas, faz com que a paisagem seja uma verdadeira maravilha da natureza.



Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.








 

7. Passadiços da Ponta da Piedade

Há poucos anos, foram criados os Passadiços da Ponta da Piedade que agora atraem as pessoas locais e turistas para caminhadas fáceis, mas belas. Os passadiços percorrem a linha da costa, junto das falésias, numa paisagem de contrastes entre o mar e formações rochosas que nos deixam boquiabertos. Um percurso que tem início junto do Farol da Ponta de Piedade e termina na Praia do Canavial, com pouco mais de 2km de extensão. Por isso, convém guardar uma manhã ou uma tarde para percorrer os 4km, ida e volta.








0 comentários