Qual o próximo destino?
Todos! Mas um em especial, namorar, motivo pelo qual nos leva a conhecer novos lugares e ficarmos completamente rendidos aos seus encantos!
Penacova, foi um desses lugares, surpreendeu-nos pela positiva! Uma vila portuguesa no distrito de Coimbra. Este avião aterrou no penedo da Carvoeira situado acima da praia fluvial de Reconquinho, e tem uma vista fantástica para o rio de Mondego. O seu acesso está bem sinalizado, mas não é fácil a subida até ao penedo, uma vez que é feito em caminho de terra estreito e muito acentuado. Mas o esforço vale a pena!
"Livraria de Mondego"
A caminho da praia fluvial de Vimeiro, fizemos uma paragem no miradouro da "Livraria de Mondego" denominada assim devido ao estrangulamento do rio e ás "altas assentadas de quartzitos silúricos, muito fracturados", dispostos quase verticamente como livros inclinados numa estante.
E assim, chegamos á praia fluvial de Vimeiro, mais um tesouro escondido em penacova! Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor. Logo na entrada da praia há um parque de merendas com um restaurante/café, perfeito para passar um dia de verão com a família.
Próxima paragem: Admirar! Para quem não gosta de praias fluviais, ou para quem gosta de visitar todos os pontos de interesse numa região, fica a sugestão dos moinhos de Gavinho.
Os moinhos de vento na serra da Atalhada, foi local escolhido para ver o pôr do sol.
Para completar o pack emocional proporcionado pela vila de Penacova, estivemos á caça do cometa Neowise na noite de verão de 23 de Julho. Um cometa que só volta a "visitar" a Terra daqui a uns 6800anos.
0 comentários