O Trilho das Fisgas de Ermelo, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto, permite aos caminhantes conhecer parte da bonita Serra do Alvão e, em particular, de uma das suas paisagens mais emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo.
O percurso tem em média 12,4km com início na aldeia de Ermelo, junto á Igreja Paroquial, podendo estacionar por essa zona. Atravesse a aldeia e desça em direção à Ribeira de Fervença. Depois de atravessar a ponte de madeira, siga por uma estrada florestal.
Deste local até ao ponto seguinte, o Miradouro Alto da Cabeça Grande, terá de subir e muito. Esta etapa é das mais exigentes, sobretudo em dias de mais calor. Sendo que a Primavera será a melhor altura para efectuar este percurso, não só pelo dias menos quentes, mas também pelo facto do trilho estar repleto de flores amarelas, rosas e liláses, o que torna a paisagem ainda mais cativante.
Contudo, não deixe de aproveitar o percurso e admirar as magníficas paisagens, observáveis a partir da "Lomba do Bulhão", de onde pode avistar os desfiladeiros (Fraga Amarela) e as imponentes Fisgas de Ermelo. O miradouro "Alto da cabeça Grande" oferece uma vista já mais próxima das fisgas, sem possível admirar a maior cascata de Portugal.
A cascata apresenta um desnível que se estende em 200 metros levados pelas águas calmas e cristalinas do rio Olo, que nasce precisamente no parque Natural do Alvão.
O percurso continua com subida menos acentuada, onde existe um pequeno miradouro rodeado por cordas para contemplar a paisagem envolvente de forma segura.
Continuando o percurso existe um pequeno desvio do trilho para as Piócas de Cima, nome dado às lagoas naturais de água cristalina formadas pelas cascatas. Também é possível chegar lá a partir de Varzigueto de onde seguem pela EM1206 até virar à esquerda por uma estrada de terra onde poderão deixar o carro, depois será preciso descer até o rio com muito cuidado.
De volta ao trilho, caminhamos por uma zona florestral paralela ao rio Olo em direção á aldeia de varzigueto.
A partir deste momento, começa a fase em que a descer todos os santos ajudam e, assim, irá chegar ao Miradouro das Fisgas do Ermelo, onde ficam as cascatas e as suas escarpas verticais.
Continue a descer de regresso à Aldeia de Ermelo, tendo cuidado devido ao desnível acentuado e às pedras soltas, existentes pelo caminho.
Ainda antes de concluir o trilho, e se ainda sobrar energia, pode fazer um pequeno desvio até outras piscinas naturais, neste caso, as Piócas de Baixo. A partir do miradouro demora-se mais ou menos uma hora e meia a chegar lá. Aqui é possível dar uns bons mergulhos numa grande piscina natural e escorregar pela cascata abaixo, como que um escorrega natural.
Existe uma outra forma de ir até as Piócas de baixo. Um trilho que fica junto á estrada N304, que liga a aldeia Ermelo á capelinha do Fojo aproximadamente 3km ida e volta. Para quem está a efectuar trilho apenas tem que dar continuidade ao percurso até chegar a aldeia.
Recomendações Importantes
- Escolher uma época em que a temperatura seja amena, como a Primavera ou outono.
- Levar uma grande quantidade de água uma vez que durante o trilho não há acesso a água nem qualquer tipo de serviços de restauração.
- Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência
- Levar protetor solar e chapéu
- Tentar começar o trilho o mais cedo possível, pela fresca da manhã, principalmente no verão
- Evitar fazer o trilho sozinho, uma vez que não ha rede e muito dificilmente passam por mais pessoas e não habitações por perto caso seja necessário pedir socorro.
0 comentários