O mais famoso Carnaval do mundo é feito de uma magia e de um respeito pelas tradições que o tempo não consegue apagar. Em Veneza, os bailes de gala, as máscaras e fantasias que desfilam pelas ruas encantam as gerações.
Esta festa carnavalesca, que dura mais ou menos dez dias, tem uma feição muito pessoal, um movimento peculiar, distinto de qualquer outro Carnaval. Ao contrário de outras comemorações desta natureza, ela se caracteriza pelo uso intensivo de máscaras e figurinos que tentam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos XVII e XVIII, ou os modelos apresentados pelos personagens da Commedia Dell’Arte – um tipo de teatro cómico surgido na segunda metade do século XVI, que se contrapunha ao teatro clássico rígido e formal e que imortalizou personagens como o Arlequim, a Columbina, a Pulcinella, o Doutor ou o Pantalone.
Nesta época, como era de se esperar, as ruas da cidade ficam lotadas: a meta principal é a Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas encontramos lojas e bancas a vender máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.
Tivemos a oportunidade de assistir a eventos e tradições que são mais conhecidos, como o cortejo das Marias, o voo do Anjo e os concursos da fantasia mais bonita.
Cortejo das Marias
O tradicional cortejo revive o período em que o doge doava anualmente joias para 12 moças belas e muito humildes da cidade para usarem em seus casamentos. Até hoje as meninas venezianas vêm escolhidas para participar do cortejo, mas sem as joias do passado obviamente. Enquanto aguarda a chegada das Marias, o público pode admirar a apresentação dos grupos folclóricos na praça.
Tradicional voo do anjo
O tradicional voo do anjo abre oficialmente o Carnaval de Veneza. O espetáculo começa na Praça São Marcos com os tradicionais vestidos e máscaras e o desfile de grupos que apresentam costumes preciosos, refinados e cheios de história. A uma determinada hora em ponto, acontece o momento mais esperado de todo o carnaval, a mais bela de Veneza desce pendurada por uma corda do campanário de São Marcos, de onde faz o seu voo. O anjo é escolhido entre as Marias do concurso do ano precedente.
Concurso da fantasia mais bonita
Este concurso acontece na Praça de São Marcos em que qualquer pessoa pode participar, incluindo nós. Consiste num desfile de mascaras em que a mais bonita e mais original ganha um prémio.
E foi assim que reconhecemos um português em Veneza. A ideia dele era dar a conhecer os famosos Caretos de Podence, uma das tradições carnavalescas de Portugal.
Assistir do Carnaval de Veneza é uma emoção única. Vale a pena enfrentar o frio do inverno e a multidão pra ver de perto uma tradição secular, que encanta o mundo inteiro ainda hoje.
Onde dormir?
O hotel Venezia em Mestre foi a nossa eleição, para além de ser um hotel acolhedor, tem preços bastantes acessíveis (300 euros - 4 noites - 3 pessoas), principalmente numa época tão alta como o Carnaval. Localizado em Mestre, o centro histórico de Veneza ficava a 15 min de autocarro ou eléctrico. Disponibiliza um buffet de pequeno-almoço e quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos do Hotel Venezia estão elegantemente decorados com roupa de cama estampada, pisos de grés e esquemas de cores quentes. Todos incluem uma televisão de ecrã plano por satélite, um cofre e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Os funcionários da recepção 24 horas providenciam mapas da cidade gratuitos, bilhetes de autocarro e informações indispensáveis sobre a região.
0 comentários