Visitar Veneza | Roteiro de 3 dias

Veneza é uma cidade completamente diferente de todas as outras, seja na Itália ou seja no resto do mundo. Na realidade, esta deslumbrante cidade espalha-se por 117 pequenas ilhas separadas por uma rede de canais mas ligadas por pequenas pontes, o que faz de Veneza uma das cidades mais românticas do mundo. Passear pelos seus canais, seja nas famosas gôndolas ou seja a pé pelas ruelas adjacentes, é uma experiência única.



Organização da viagem

Toda a viagem foi organizada por nós desde a reserva de voos, alojamento, etc. Uma vez que nosso objectivo também era conhecer Milão e o Carnaval de Veneza, criamos um roteiro de 5 dias, em que 3 deles foram, exclusivamente, dedicados a Veneza.

          
      Reserva dos Voos

Reservamos os voos com saída de Portugal em meados de Fevereiro de 2019, numa quinta-feira de manhã, e com regresso numa segunda-feira de tarde. Optamos pela Ryanair, com voos de ida e volta para aeroporto Bergamo - Milão a partir do Porto. 


   🚌 Aeroporto Bergamo até à central 

Os Autocarros da Terravision são a forma mais económica de ir do aeroporto de Bergamo até Estação Central de Milão, Piazza Luigi Savoia. O preço do bilhete ronda os €9 (ida e volta por pessoa). Por opção fizemos a reserva online dos bilhetes de autocarro (https://www.terravision.eu/spagnolo/), de forma a garantir um lugar a tempo e horas, e a preços razoavelmente acessíveis. Mas pode ser feita a compra de bilhetes, no próprio dia junto do motorista. 

   🚉 Transporte de Milão a Veneza

Da estação central de Milão apanhamos um comboio até a estação Veneza Santa Lucia. Convém comprar os bilhetes antecipadamente no site oficial da Trenitalia (comprem no site italiano, porque no português pagam uma taxa adicional). Ao comprarem com antecedência acabam por poupar bastante. Além disso, se optarem por comprar no próprio dia nas máquinas da estação arriscam-se a ficar sem lugar no horário pretendido.

   🚤 Como se deslocar em Veneza?

Todo o sistema de transporte no interior da parte insular de Veneza é feito de barco. Os “Vaporettos” são barcos que funcionam como transporte público através do Grande Canal, com várias paragens nas margens. São 25 linhas que conectam vários pontos de Veneza, além das famosas ilhas Murano e Burano.

As linhas que utilizamos:
  • Linha 1: A mais utilizada pelos turistas, já que ela passa pelo Gran Canal e se aproxima de vários pontos turísticos da cidade, como o Palácio Cad’Oro , a ponte Rialto e a Piazza San Marcos;
  • Linha 12: Esta linha vai até as ilhas de Murano e Burano partindo da estação Fondamente Nove.

 ⛅ Qual melhor altura?

A cidade sofre repetidas inundações que provocam o fenómeno conhecido como Acqua Alta. Na primavera e outono, o nível da água costuma subir, por isso é frequente que a Piazza San Marco inunda-se até o ponto de que as autoridades tenham que colocar passarelas para que os pedestres possam caminhar. Tivemos sorte de não apanharmos esse inconveniente, uma vez que fomos no inverno, em meados de Fevereiro, para assistir essencialmente ao Carnaval de Veneza. 


O que visitar em Veneza?
  1. Grande Canal
  2. Piazza de San Marco
  3. Ponte de Suspiros
  4. Ponte di Rialto
  5. Vista panorâmica do Fondaco dei Tedeschi
  6. Libreria Acqua Alta
  7. Percorrer os bairros de Veneza
  8. Visitar as Ilhas de Murano e Burano
  9. Carnaval de Veneza

1. Grande Canal

Este pode ser o ponto de partida para conhecer veneza, o Grande Canal, que é a principal via de circulação da cidade. Os vaporettos percorrem o Grande Canal alternando as paragens nas duas margens, o que permite uma agradável vista dos belos edifícios e palácios situados nas margens do canal. Em toda a sua extensão, o grande canal tem início na laguna, que fica próxima das estações de comboio da cidade, e termina junto à Basílica de Santa Maria della Salute, perto da Praça San Marco. 



Durante o trajeto observamos o Palácio Ca’ d’Oro, a Galeria da Academia, o Palácio Ca’Rezzonico, a Igreja Santa Maria della Salute, famosa Ponte Rialto, e entre outros monumentos históricos.




Passear pelo Grande Canal é um dos pontos turísticos imperdíveis de Veneza, pois ele é totalmente cercado de belos palácios medievais. Esse passeio deve ser feito de dia e à noite, quando a iluminação dos palácios criam uma atmosfera especial.




2. Piazza de San Marco

A Praça de São Marcos está no coração de Veneza e onde são realizados os principais eventos da cidade nos últimos séculos. Na praça ficam localizados vários restaurantes, cafés e lojas, a Basílica de São Marcos e o Campanário, além do belíssimo Palácio Ducale a bem decorada torre do Relógio, completada em 1499, que marca inclusive os signos do zodíaco. 

A Basílica de São Marcos é a principal igreja de Veneza e guarda preciosidades históricas. O objetivo da construção da igreja era guardar as supostas relíquias de São Marcos Evangelista, que mercadores venezianos adquiriram durante viagens a Alexandria, no Egito.

Ao lado da Basílica fica o Campanário, uma torre de quase 99 metros de altura feita de tijolos vermelhos. No topo da Torre há uma agulha piramidal, em que encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel. 


À noite, principalmente no verão, a praça fica cheia de vida, e passear entre os famosos cafés com música ao vivo, não tem preço.


 

3. Ponte dos Suspiros

Localizada próxima a Piazza San Marco, a Ponte dos Suspiros é fotografada por turistas de todos os lugares a partir de apenas dois lugares onde é observável, ou seja, a partir da Ponte della Canonica e da Ponte della Paglia (além da gôndola). Rapidamente se associa o nome desta ponte a uma bela história romântica. Mas na realidade a história do nome é outra. Acreditava-se que os prisioneiros quando saiam da sala do tribunal para a prisão, suspiravam ao terem um vislumbre de Veneza e da sua liberdade pela última vez, pelas janelas da ponte. 





4. Ponte di Rialto

Em Veneza, encontramos uma grande quantidade de pontes, entre elas uma muito importante e também um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: a Ponte di Rialto. A Rialto é uma das três pontes de Veneza que atravessam o Grande Canal. A estrutura possui duas rampas inclinadas e uma grande quantidade de lojas dos dois lados.




5. Vista panorâmica do Fondaco dei Tedeschi

A galeria Fondaco dei Tedeschi, situada perto da Ponte de Rialto, tem um terraço com uma vista panorâmica para a cidade de Veneza. Basta subir até o último andar, e esperar pela sua vez. A entrada é gratuita!  







 

6. Libreria Acqua Alta

Esta livraria foi inspirada no fenómeno de “Acqua Alta". Tornou-se um ponto turístico devido a ideia genial do seu proprietário, toda a sua decoração foi criada especialmente para preservar seus livros quando a maré alta ocorre. Não é fácil de encontrar, mas tendo o Google Maps na mão, consegue chegar facilmente. O endereço é Calle Lunga Santa Maria Formosa, 5176b, mas é melhor procurar só por Acqua Alta mesmo e traçar a rota. 




 

7. Percorrer os bairros de Veneza

As ruas de Veneza são tão encantadoras que é difícil descrevê-las por palavras. Mas sem dúvida, o que mais nos cativou, é o facto de não haver aquela preocupação de olhar para ambos os lados antes de atravessar a rua, para não sermos atropelados pelo trânsito de carros. 





De facto, o que mais há são canais, água e barcos. Um ambiente único que nos convida a perdermo-nos sem saber onde vamos. Entrar em ruas desconhecidas que terminam num canal, cair num labirinto que irá chegar sabe-se lá onde, e desfrutar da noite de Veneza com o seu mistério e beleza.



8. Visitar Murano e Burano

Duas ilhas chamam a atenção em Veneza, cada qual com sua característica mais do que especial. Elas são Murado e Burano e estão distantes a apenas uma viagem de vaporetto partindo da ilha principal de Veneza. Se for visitar Veneza, vale a pena reservar uma tarde para dedicar-se a estas duas pequenas ilhas.


    Como chegar as Ilhas Murano e Burano?

Embarcamos no vaporreto da linha 12, na estação Fondamente Nove. O tempo médio de viagem entre Veneza e Murano é de 15 minutos e entre Veneza e Burano, de 40 minutos. Se optar por visitar as ilhas por conta própria, compre o bilhete para transporte público com validade de 24h, já que irá utilizar três trechos de vaporetto (Veneza-Murano-Burano-Veneza) e valerá mais a pena financeiramente. E não esquecer de validar o bilhete nas máquinas de scanner nas estações antes de entrar no vaporetto.  


        
Ilha de Murano

Ao desembarcar do Vaporetto nos deparamos com um dos diversos canais da Ilha de Murano. Pelos canais encontramos diversas lojas e fábricas de vidro, além de alguns restaurantes e cafés. No entanto a principal atração turística desta ilha são as fábricas de vidros. Também vale a pena visitar a igreja de Santa Maria e San Donato, o palácio da Mula e o museu de vidro.


Fomos até à fábrica de cristal e assistimos à apresentação de um dos escultores de vidro. Eles fazem parecer ser muito fácil moldar um vidro quente. E ainda podemos comprar alguma peça para levar pra casa (ou mesmo a peça que é feita na apresentação).





    Ilha de Burano

Burano é famosa pelas suas casas coloridas e pela produção de rendas. A única (e melhor) maneira de explorar Burano é a pé. O local é pequeno, charmoso e leva apenas alguns minutos para atravessar toda a região. 






    
9. Carnaval de Veneza

O mais famoso Carnaval do mundo é feito de uma magia e de um respeito pelas tradições que o tempo não consegue apagar. Em Veneza, os bailes de gala, as máscaras e fantasias que desfilam pelas ruas encantam as gerações. 


Nesta época, como era de se esperar, as ruas da cidade ficam lotadas: a meta principal é a Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas encontramos lojas e bancas a vender máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.




Assistir do Carnaval de Veneza é uma emoção única. Vale a pena enfrentar o frio do inverno e a multidão pra ver de perto uma tradição secular, que encanta o mundo inteiro ainda hoje.

Para mais detalhes consulte nosso artigo sobre Carnaval de Veneza | Uma tradição secular.


Onde dormir?


O hotel Venezia em Mestre foi a nossa eleição, para além de ser um hotel acolhedor, tem preços bastantes acessíveis (300 euros - 4 noites - 3 pessoas), principalmente numa época tão alta como o Carnaval. Localizado em Mestre, o centro histórico de Veneza ficava a 15 min de autocarro ou eléctrico. Disponibiliza um buffet de pequeno-almoço e quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos do Hotel Venezia estão elegantemente decorados com roupa de cama estampada, pisos de grés e esquemas de cores quentes. Todos incluem uma televisão de ecrã plano por satélite, um cofre e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Os funcionários da recepção 24 horas providenciam mapas da cidade gratuitos, bilhetes de autocarro e informações indispensáveis sobre a região.






0 comentários