Visitar o Gerês | De Castro Laboreiro ao Lindoso

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único no território nacional classificado como Parque Nacional devido à sua rara e impressionante beleza paisagística, valor ecológico, variedade de fauna e flora, assumindo-se assim como uma das maiores atracções naturais de Portugal.


Tal como já tínhamos referido no artigo Visitar o Gerês | De Pitões de Júnias a Fafião, este Parque Nacional em Portugal estende-se ao longo de 5 concelhos do norte do país (Melgaço, Arcos de Valdavez, Ponte da barca, Terras de Bouro e Montalegre). Neste roteiro vamos atravessar a serra da Peneda, do Soajo e Castro Laboreiro, que correspondem, respectivamente, ao concelho de Arcos de Valdavez,  Ponte da Barca e Melgaço.

Roteiro pela Peneda-Gerês:  
1. Melgaço
    1. Ponte da Cava Velha
    2. Castelo de Castro Laboreiro
2. Arcos de Valdavez
    1. Santuário de Nossa Senhora da Peneda
    2. Lagoas de Travanca
    3. Espigueiros do Soajo
    4. Poço Negro
3. Ponte da Barca
    1. Barragem do Alto-Lindoso
    2. Castelo do Lindoso
 
_______________________________________

Melgaço
_______________________________________


Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a pequena vila do concelho de Melgaço não lhe faltam pontos de interesse para visitar, dos quais destacamos o castelo de Castro Laboreiro e as pontes românicas e medievais.

Ponte da Cava da Velha

A ponte Nova ou da Cava da Velha, construída no rio Laboreiro, destaca-se pela originalidade das suas características arquitectónicas e por um notável enquadramento paisagístico. Apresenta características comuns nas pontes medievais, não sendo, no entanto, uma construção dessa época, mas sim da época moderna .








 

Castelo Castro Laboreiro

O castelo encontra-se no alto do Monte de Castro Laboreiro. Para aqui chegar, o caminho não é fácil, tendo que se subir uma boa parte a pé, até alcançar cerca de 1033 metros de altitude. Trilhar o alto do Monte de Castro Laboreiro, em pleno Gerês, permite conhecer a antiga fortaleza de Castro Laboreiro e, ao mesmo tempo, desfrutar das mais belas vistas que Melgaço possui. 



______________________________

Arcos de Valdavez
______________________________


Representa o ponto de partida para encontrar e desfrutar dos vales, montes, vilas e aldeias de encantar, que parecem paradas no tempo, como o caso do Soajo ou Sistelo. E também descobrir o seu património arqueológico e arquitetónico.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Santuário de Nossa Senhora da Peneda é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória. Recomendamos vivamente percorrer a extensa escadaria que dá acesso ao Santuário e apreciar as 20 capelas com as cenas da vida de Cristo.


Lagoas de Travanca

As Lagoas de Travanca, estão localizadas um pouco acima da Porta do Mezio. Tal como maioria das lagoas que já visitamos, são perfeitas para refrescar em dias de muito calor. O que nos chamou atenção é que o facto de haver uma corda colocada na parte mais perigosa de acesso às lagoas, a jusante. E recentemente foi construído um passadiço de poucos metros para caminhar e apreciar a paisagem envolvente.



Espigueiros do Soajo

Os espigueiros do Soajo integram uma eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra, que serviam para armazenar milho. Não por acaso, há cruzes no topo de cada espigueiro, como que a abençoar as colheitas de um bem tão importante como o milho.



Poço Negro

Um pouco mais a baixo dos espigueiros, a menos de 1km, está o Poço Negro. O seu acesso é fácil, uma vez que está beira da estrada, basta descer uma escadaria até ao nível do rio. Possui uma lagoa natural de água cristalina excelente para mergulhos.














                                              _______________________________________

Ponte da Barca
_______________________________________


Eiras, espigueiros e castelos contam-nos a história de um passado agreste, de guerras pela independência e da luta para dominar os elementos. 

Barragem do Alto-Lindoso

A Barragem do Alto-Lindoso encontra-se perto da fronteira entre Portugal e Espanha, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Situa-se no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo. Trata-se de uma central hidroelétrica que aproveita a força da corrente do rio Lima para gerar energia e é uma das principais de Portugal.





Castelo de Lindoso 

Neste castelo, recheado de histórias e lendas, foi palco de algumas das batalhas mais duras que, desde o reinado de Afonso III, afirmaram a independência de Portugal.  




É no alto do Castelo de Lindoso que tivemos uma vista privilegiada sobre a albufeira da Barragem do Alto-Lindoso e sobre os Espigueiros de Lindoso. 


Sugestões de outros roteiros pelo Gerês:


 

 

0 comentários