Rota pelos Miradouros do Gerês


O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos maiores tesouros naturais de Portugal. Trata-se de um local conhecido pela sua natureza exuberante e pelas suas majestosas montanhas. A maior parte dos turistas visita o Gerês por causa das suas cascatas e lagoas. Mas outro dos grandes atractivos deste parque nacional são os seus miradouros. 

Nos miradouros pode ter algumas das vistas mais impressionantes do parque e deslumbrar-se com as montanhas e os vales nos horizontes. Neste artigo deixamos uma sugestão de uma rota pelos miradouros do Gerês.
  1. Miradouro da Junceda
  2. Miradouro do Mirante Velho
  3. Miradouro do Mirante Novo
  4. Miradouro Voltas de São Bento
  5. Miradouro da Fraga Negra
  6. Miradouro da Preguiça
  7. Miradouro da Pedra Bela
  8. Miradouro de Rocas
  9. Miradouro de Cilhas
  10. Miradouro da Vela
  11. Miradouro de Fafião
  12. Miradouro da Cascata de Pitões de Júnias

 

1. Miradouro da Junceda

Do Miradouro de Junceda, a 915 metros de altitude, podemos apreciar o vale do  rio Gerês e o modelado granítico da serra do Gerês, a Vila e toda a paisagem circundante. Considerado, por nós, o melhor miradouro do Gerês. 





2. Miradouro do Mirante Velho 

Miradouro do Mirante Velho, a 599m de altitude, oferece uma janela sobre toda a Albufeira da Caniçada. A alguns metros, num patamar inferior, localiza-se o Mirante Novo. 

















 

3. Miradouro do Mirante Novo
miradouro do Mirante Novo a 575m de altitude, num patamar em posição inferior ao Mirante Velho, funciona em conjunto com este como duas janelas para a Albufeira da caniçada. O acesso a ambos os miradouros é feito de carro, utilizando a estrada que liga o Campo do Gerês à Vila do Gerês (M-533).


 

4. Miradouro Voltas de São Bento

Este miradouro situa-se entre a estrada da Vila do Gerês e o Campo do Gerês, mais precisamente a caminho do miradouro de Fraga Negra, e tem uma vista espectacular para a albufeira do rio Cávado.




5. Miradouro da Fraga Negra

miradouro da Fraga Negra encontra-se relativamente próximo da Vila do Gerês a uma altitude de 575m. Este miradouro permite uma abrangência do vale do rio Gerês, e destaca-se no centro do arranjo do miradouro, um elegante carvalho.


6. Miradouro da Preguiça

O miradouro da Preguiça tem como pano de fundo a albufeira da Caniçada. Para quem gosta de caminhadas, este miradouro está inserido no trilho da Preguiça, embora que fica muito próximo da estrada o que torna de fácil acesso. 





7. Miradouro da Pedra Bela

O Miradouro da Pedra Bela, situado a 829 metros de altitude, é um dos locais mais famosos do Gerês. Para além de ser de fácil acesso, a sua paisagem envolvente é perfeita para parar ali por uns momentos e contemplar o vale profundo, as montanhas que rodeiam o rio, a albufeira da Caniçada, a confluência do Rio Cávado com o rio Caldo, e a vegetação própria desta serra.


8. Miradouro das Rocas

O miradouro das Rocas proporciona uma fantástica panorâmica sobre a serra do Gerês e o vale do rio Arado. Este miradouro fica a caminho da cascata do arado, embora ser de fácil acesso de carro, é preciso subir a pé pelas rochas até chegar ao topo do miradouro. Mas vale a pena o esforço.



9. Miradouro de Cilhas

Do miradouro das Cilhas alcança-se uma fantástica vista para o rio do Arado e cascata da Rajada. Para chegar a este miradouro é necessário caminhar cerca de 1,5km a partir da aldeia de Ermida.




10. Miradouro da Vela

O acesso ao local exige uma caminhada de cerca de 1,5km (30min) desde a Aldeia da Ermida, seguindo a sinalização própria até ao Miradouro, que faz igualmente parte do percurso alternativo ao PR14 – Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês, nas proximidades da Cascata da Rajada.




























11. Miradouro de Fafião 

Com uma altitude de 800 metros, o Miradouro de Fafião tem uma vista panorâmica para a serra, dois rios, o fojo do Lobo e a aldeia de Fafião. Este miradouro fica no topo de um bloco gigantesco de granito, ligado a outro rochedo por uma pequena ponte de ferro. Está situado em Fafião, uma aldeia histórica da freguesia de Cabril, em Montalegre. O acesso até lá é fácil. Um pequeno trilho que parte junto ao Parque de Merendas de Fafião, no centro da aldeia, abre caminho até ao miradouro. 



12. Miradouro da Cascata de Pitões de Júnias

Este miradouro está situado na aldeia de Pitões de Júnias. Basicamente para lá chegar é necessário percorrer um trilho até aos passadiços que dá acesso ao miradouro da cascata.

Para mais detalhes sobre o trilho até ao miradouro consulta o nosso artigo: Visitar Pitões de Júnias.




























Sugestões de outros roteiros pelo Gerês:


0 comentários