Ruta del Cares | Um trilho nos Picos da Europa

A Ruta del Cares é uma das rotas de montanha mais populares dos picos da Europa, e está localizada entre as províncias das Astúrias e de León, em Espanha. Vai desde a aldeia asturiana de Poncebos até Caín, em Leon, ao longo do Canyon de Cares. 


Caracterização do percurso


Partida/Chegada: O inicio do percurso pode ser feito em Poncebos ou Caín.

Distância: 24km (ida e volta)

Tempo: 6 a 7h (com paragem para almoço)

Grau de dificuldade: Médio (Não convém ter vertigens)

A rota é acessível a qualquer pessoa, mesmo sem experiência em montanhismo ou caminhadas, desde que esteja preparado para passar mais de 6 horas num ambiente único e singular.



Descrição do percurso

Em meados de Setembro, esta foi a nossa aventura, percorrer  a Ruta del Cares nos picos da Europa. Nosso ponto de partida foi em Poncebos, logo no inicio do trilho há uma subida bastante íngreme de 3 km, cujo o piso é irregular com pedras soltas, mas o restante trajecto é plano e faz-se ao longo de um caminho estreito de terra batida que serpenteia ao lado de uma garganta profunda – a Garganta Divina – no fundo da qual corre o rio Cares como um fio de água.  



A Ruta del Cares fascina com as suas paisagens rochosas, com árvores em lugares impossíveis, falésias quase inacessíveis, túneis cavados nas pedras, a profundidade do vale escavado por águas verdes e cristalinas. E não só, pelo facto de a maioria do percurso ser feito na escarpa das montanhas presentes no Picos da Europa.

Paramos, observamos lentamente os detalhes do percurso. Fotografamos paisagens e pormenores. Como por exemplo, as cabras que nos observavam impávidas em cima de penhascos, com um olhar dócil e sem qualquer medo das alturas.





O percurso termina em Caín, onde fizemos uma pausa para o almoço. Apesar do regresso ser pelo mesmo caminho, vale sempre a pena percorrer de volta estas montanhas que transmite tanta beleza e tranquilidade. 



 

Recomendações importantes:

  • Levar uma água uma vez que durante o trilho não há acesso a água nem qualquer tipo de serviços de restauração, apenas na chegada de um dos locais. 

  • Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência;

  • Levar protetor solar e chapéu;

  • Evitar o verão onde a concentração de montanhistas e turista causa congestionamento na ruta;

  • Tentar começar o trilho o mais cedo possível, pela fresca da manhã, principalmente no verão




0 comentários